COORDENAÇÃO

Coordenação Pr/Capelão Ricardo Solano Bastos

Pedidos de Palestras em Escola/Clubes/Igrejas/Empresas (12) 9719-7720 – 8203-0567

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cruz Azul apresenta seminário sobre Crack em São José


Bruno César encaminha as informações abaixo que compartilhamos com os leitores que como nós buscam alternativas para acabar com este câncer social.
Prevenir, reabilitar e apoiar. Esses são os objetivos do Seminário: “Crack: uma pedra no caminho: E agora?”, organizado pela Cruz Azul no Brasil, que será realizado no auditório da UNIVALI – Campus São José. Renomados professores, entre mestres e doutores, serão os responsáveis pelas palestras, programadas para os dias 14 e 15 de outubro. A partir do ano 2000 o consumo de Crack tomou grandes proporções, chegando a ser considerado uma pandemia pelos órgãos de saúde. Aportado inicialmente em São Paulo, o Crack espalhou-se por todo o território nacional, provocando violência, destruição de famílias e morte. O estudo da pandemia, o desafio e as opções de prevenção e tratamento, as políticas públicas voltadas para o problema, o poder de destruição e dependência do Crack no organismo humano, estes e outros temas serão abordados nos dois dias do seminário.Estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação e recursos humanos, e toda a comunidade envolvida ou interessada no combate e prevenção ao uso de drogas – em especial o Crack, podem participar do seminário. As inscrições podem ser feitas no site da Cruz Azul do Brasil (http://www.cruzazul.org.br/) ou pelo telefone: (47) 3337-4200.SOBRE A CRUZ AZULCom 125 anos de história, a Cruz Azul foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1877 e atualmente está presente em 51 países. Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter civil e privado, tem como suas premissas a orientação e auxílio a dependentes químicos e de álcool, seus familiares, pessoas próximas, afetadas ou ligadas. O trabalho da Cruz Azul não se restringe apenas à área de internação e recuperação de dependentes, mas também à prevenção, ajuda e acompanhamento dos usuários e familiares.Convicta de que a fé em Jesus Cristo é o fundamento da verdadeira liberdade, a Cruz Azul tem por objetivo socorrer aqueles que estão dominados pelos problemas ligados ao alcoolismo e às drogas em geral, servindo-se, para isso, de todos os meios modernos à disposição.A Cruz Azul envolve-se nas políticas que dizem respeito ao uso e ao consumo do álcool e drogas, buscando a saúde para todos. A manutenção de Entidades e Centros para Recuperação ou Comunidades Terapêuticas de Dependências e dos Provenientes de Dependência que servem para aconselhamento, tratamento ambulatorial, médico ou de enfermagem, tratamento e reabilitação, também está no rol de atividades da Cruz Azul no Brasil. Para estas entidades a organização fornece orientação e treinamento aos seus colaboradores e voluntários, através de publicações e Cursos de Capacitação em Dependência Química, realizados por profissionais especializados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
QUINTA-FEIRA, 14 de outubro de 2010:7:30: Recepção, Inscrição e entrega de material;8:40: Abertura;9:10: Seminário: Introdução panorâmica ao mundo das drogas. Das naturais às sintéticas, chegando até o crack;Palestrante: Jorge Barbosa da Silva. Farmacêutico bioquímico. Mestre em Programa de Prevenção ao uso de drogas. Florianópolis, SC;10:00: Coffee break;10:20: Continuação do seminário;11:00: Perguntas e respostas sobre o primeiro seminário. Interação entre palestrante e participantes;12:00: Almoço;13:30: Crack nos anos 2000 – a partir de SP e sua ascensão ao status de “pandemia nacional”;Palestrante: Dr. Lucio G. de Oliveira. Biomédico, Mestre e Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e atualmente Pós-doutorando pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP. Sua linha de pesquisa é a identificação, a nível nacional, do uso múltiplo de drogas entre universitários, caracterizando-a quanto aos subtipos e motivações;15:10: Coffee Break;15:30: Continuação do Seminário;17:00: Interação com os participantes. Perguntas e respostas;18:00: Encerramento do dia.SEXTA-FEIRA, 15 de outubro de 2010:08:00: Disseminação no Brasil – desafios e opções de prevenção, tratamento e políticas públicas;Palestrante: Dra. Solange A. Nappo. Doutorado em Ciências. Farmacêutica bioquímica. Professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – CEBRID. Entre outras linhas de pesquisas está o crack;10:00: Coffe break;10:20: Continuação do seminário;11:00: Interação entre palestrante e participantes do seminário;12:00: Almoço;13:30: Dependência de Crack entre o público feminino, crianças e adolescentes;Palestrante: Dra. Solange A. Nappo. Doutorado em Ciências. Farmacêutica bioquímica. Professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – CEBRID. Entre outras linhas de pesquisas está o crack;15:20: Coffe Breack;15:40: Dependência de Crack em Santa Catarina;Palestrante a confirmar;18:00 hs. Encerramento. OBSERVAÇÃO: A programação poderá sofrer alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário